sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ser professor

Li o texto abaixo e adorei, pois disse das minhas emoções enquanto professora tanto presencial quanto à distância. Então colei-o aqui fazendo as palavras da autora as minhas:

O Grande Encontro

Na opção de sermos professores, descobrimos a importância de sermos educadores. Por vezes perguntamos: o que encontramos neste caminho, tão inusitado? Tão sofrido?... Porém, tão gratificante, tão emocionante... Algo inexplicável, que nos faz arrepiar diante de um sorriso da criança, do sonho de um jovem, da luta na busca do aprender dos amáveis, acima de 60 anos.

Quem disse que tal profissão não é recompensada? É verdade que sempre esperamos mais. Afinal, isso é inerente ao ser humano, a busca constante.

Onde acontece o grande encontro? Em uma sala presencial, onde podemos ver o outro, tocá-lo, senti-lo... Ou por meio do virtual?  Onde também, registramos nossas emoções e nossos conhecimentos. E com tais emoções e conhecimentos, também tocamos o outro e proporcionamos afetividade, alegria, tristeza...

Quantas vezes na correção de textos viajamos na emoção do outro?
Quantas vezes nos feedbacks tocamos os outros, ou nos permitimos ser tocados?

Ao sermos, mediadores da EAD, iniciamos um grande encontro: o de nos permitir avançar no tempo do conhecimento, através, do espaço virtual. O acesso a informação nos permite participar efetivamente da sociedade. Com isto, não estamos afirmando que o acesso à informação, necessariamente, se transforma em conhecimento.
O que faz a diferença é realmente o processo de aprendizagem que deve ocorrer ao longo de toda a vida. E deste processo, nós, sem dúvida, somos agentes de nossa própria transformação. Como também, com a grande participação do outro.

Quando educador e aprendente descobrem que tudo chega da troca com o outro. Independente do tempo, do espaço ou do meio. Seja ele, virtual ou presencial. Então, o grande encontro acontece: o do conhecimento. E este sim, nos faz apaixonados por aquilo que somos: educadores.
Edenilza de Almeida Marques – Graduada em Pedagogia pela UFPB – Especialista em Gestão Educacional – Atualmente, Professora Mediadora a Distância da UAB/UFPB e Assistente de Coordenação do Colégio Marista Pio X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário