quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Distância transacional por Michel Moore

O sucesso do ensino a distância depende da criação, por parte da instituição e do instrutor, de oportunidades adequadas para o diálogo entre professor e aluno, bem como de materiais didáticos adequadamente estruturados. Com frequência isto implicará tomar medidas para reduzir a distância transacional através do aumento do diálogo com o uso de teleconferência e do desenvolvimento de material impresso de apoio bem estruturado. Na prática isto se torna um assunto bastante complexo, pois o que é adequado varia de acordo com o conteúdo, o nível de ensino e as características do aluno, e principalmente com a sua autonomia. Muito tempo e esforço criativo, bem como a compreensão das características de aprendizagem do público-alvo, devem ser empregados para identificar o quanto de estrutura é necessário em qualquer programa, e para projetar adequadamente interações e apresentações estruturadas. É preciso muita habilidade para facilitar o grau de diálogo que seja suficiente e adequado para determinados alunos. Superar desta forma a distância transacional através da estruturação adequada da instrução e do uso adequado do diálogo é bastante trabalhoso. Requer o envolvimento de muitas habilidades diferentes e exige que estas habilidades sejam sistematicamente organizadas e aplicadas. Requer ainda mudanças no papel tradicional dos professores e fornece a base para a seleção dos meios para a instrução

Um comentário:

  1. De acordo com o texto acima e o Professor Jose Moran, o sucesso da EAD depende devarios aspectos, e uma em especial e a superação da distancia transacional,dai a necessidade de profisionais qualificados que aseguram aos alunos ambiente favoravel de aprendizagem, que possuem habilidades e conhecimentos que facilitem a interação, o desenvolvimento do ensino a distancia. Profissional este indispensavel no proceso de formaçao academica.

    ResponderExcluir