sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O papel do tutor na EaD

Espera-se hoje que um bom profissional seja dinâmico, criativo, conhecedor do processo global do mercado onde atua, entre outras características. Esta realidade está levando as empresas a se preocuparem com a formação de seus profissionais e investirem, cada vez mais, em treinamento corporativo. Considerando o ritmo acelerado de trabalho, a dispersão geográfica e a exigência de conhecimentos sempre atualizados, a Educação a Distância aparece como grande oportunidade para empresas investirem na educação continuada de seus profissionais.

Por meio dessa modalidade de ensino, é possível atingir um número maior de pessoas em um curto espaço de tempo e em diversas localidades. O preço também é muito mais acessível, pois o custo se dilui ao ser dividido pelo número de profissionais treinados. A Educação a Distância proporciona, ainda, maior flexibilidade ao permitir que o aluno acesse o curso no momento que desejar, sem prejudicar o trabalho e respeitando seu ritmo. Existem modelos em que os funcionários nem precisam se ausentar do posto de trabalho.

Com toda essa mudança, não é difícil imaginar que o processo ensino-aprendizagem necessite de um novo significado para a construção de uma nova prática educativa. A tecnologia sozinha não resolve os problemas educacionais e sociais, podendo gerar um abismo ainda maior na sociedade. Mais uma vez, fica aparente a importância da "presença" de um Educador Virtual, que acompanhe este processo de auto-aprendizagem e "cuide" de seus aprendizes. Daí o termo utilizado para o professor de Educação a Distância: tutor.

Apesar de representar um avanço ao modelo do auto-estudo, ainda há muito o que se refletir sobre o tema. Muitas vezes, o tutor exerce um papel de "animador", ou seja, mantém contato com os alunos incentivando-os a continuarem seus estudos. Para obter resultados, há a necessidade do domínio do conteúdo pelo educador virtual e também o uso de estratégias pedagógicas que tornem o aprendizado significativo.

Além disso, o tutor garante o alcance dos objetivos propostos e cria uma parceria com o aluno para contribuir no processo de construção do pensamento em rede e mediar as interações. Promover o diálogo, o debate e desafios que despertem atitudes críticas e reflexivas também são atribuições deste educador.

Com isso, se faz cada vez mais urgente a necessidade de repensar e estabelecer novas metodologias e práticas de formação dos profissionais de educação, visando prepará-los para as constantes mudanças do mundo contemporâneo e desenvolver competências e habilidades exigidas para atuar neste novo papel de "Educador Virtual". Fica claro a necessidade de uma reflexão da função do tutor na sociedade e na formação de novos profissionais deste mercado cada vez mais competitivo.
Fabiana Bechara *

http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=1170

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